Criptoquirdia GoiâniaDestaqueGoiâniaGoiásHidronefrose GoiâniaHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de fimose GoianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Quais as principais causas de estenose de meato uretral na criança?

Estenose de meato uretral é um estreitamento da abertura externa da uretra (extremidade do pênis) provocando a redução do fluxo urinário. O estreitamento de uretra geralmente tem como causa uma inflamação (Líquen Esqueroso, infecções sexualmente transmissíveis (IST), cirurgia ou procedimento com manipulação uretral) ou trauma como queda à cavaleiro (vítima termina “acavalgada” em um objeto, como quadro da bicicleta), chutes e acidentes. Geralmente ocorre em meninos que realizaram cirurgia no pênis ou que foram circuncisados quando eram recém-nascidos. Eventualmente ocorre de forma congênita, ou seja, ao nascimento.

 

Como queixa principal do paciente é relatado diminuição da força do jato urinário, esvaziamento incompleto da bexiga, infecções do trato urinário, epididimite, diminuição do volume ejaculado ou dor e desconforto que ao urinar. O surgimento de infecções de repetição em qualquer parte do trato urinário, pode causar prostatites, orquites (infecção nos testículos) e até mesmo pielonefrites. A retenção de urina na bexiga pode levar ao desenvolvimento de cálculo na bexiga. A longo prazo, o impedimento normal do fluxo urinário pode causar abscesso uretral, carcinoma uretral e doença renal crônica.

 

Dentre os exames iniciais, a Urofluxometria auxilia na determinação da severidade da estenose e a ultrassonografia na avaliação do resíduo pós miccional. Para a confirmação do diagnóstico é realizada a uretrocistoscopia, uma endoscopia da uretra que consegue verificar o local, a gravidade e a extensão da estenose de uretra.

 

O tratamento a ser utilizada deve levar em conta a etiologia da estenose, a localização, a severidade, o comprimento da estenose, entre outros. As principais opções são a uretroplastia (cirurgia aberta), Uretrotomia interna e Dilatação uretra.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (10 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa