Para ser Uropediatra é preciso ter formação como médico, especialização (residência médica) em cirurgia geral e especialização (residência médica) em urologia e no mínimo 1 (um) ano em Fellowship em Urologia Pediátrica e 50% de sua atividade dedicada à área. Médicos com formação em cirurgia pediátrica também podem atuar desde que façam a subespecialiação. É comum que alguns urologistas gerais e cirurgiões pediátricos sem formação específica em uropediatria atendam crianças. A urologia pediátrica vem avançando dia a dia com inúmeros congressos, reuniões, protocolos, trabalhos científicos e inovações técnicas cirúrgicas, de tal sorte que mesmo o médico que atua especificamente nesta área tem dificuldade de se manter totalmente atualizado. Assim deve-se ter muita dedicação e determinação para manter a qualidade no atendimento.
O uropediatra se dedica ao estudo e tratamento dos problemas que acometem o sistema genitourinário de bebês, crianças e adolescentes, como rins, uretra, ureteres, glândula adrenal (suprarrenal) e bexiga de meninos e meninas. Este profissional também é responsável por cuidar dos órgãos que envolvem o sistema reprodutor, tais como pênis, testículos, próstata, vesícula seminal e vagina.
Com a orientação de um uropediatra é possível prevenir o desenvolvimento de doenças comuns na infância. Apesar de algumas doenças urológicas infantis serem inevitáveis, o diagnóstico precoce é importante para estabelecer o melhor tratamento e minimizar as consequências.
Agende sua consulta
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800
Nefroclínica: (62) 3923-7329
Whatsapp: (62) 98296-7774