A duplicidade pieloureteral é a alteração mais comum da formação do aparelho urinário, sendo mais frequente em meninas. A duplicidade pieloureteral ou pielocalicial pode afetar um rim ou os ambos.
Na maioria das vezes não causa sintomas ou produz consequências para o trato urinário, sendo considerada apenas uma variação do normal. Geralmente nestes casos é descoberta ao acaso durante algum exame de rotina como a ultrassonografia.
Porém, em alguns casos, a duplicidade pieloureteral pode vir acompanhada de outros problemas na formação do sistema urinário, refluxo vesicoureteral, ureterocele ou hidronefrose. Sintomas como quadros de infecção do trato urinário de repetição, dificuldade para urinar e incontinência urinária podem significar a presença da duplicidade pieloureteral. Como consequência, a duplicação do sistema coletor pode resultar na perda da função de uma parte do rim acometido.
No rim normal existe um sistema coletor único, com um ureter que leva a urina do rim até a bexiga. No caso de duplicidade pieloureteral, existem duas pelves e dois ureteres saindo desse rim.
A duplicidade pieloureteral é classificada de incompleta quando os dois ureteres que saem do rim se juntam formando apenas um caminho antes de chegar na bexiga.
Na duplicidade pieloureteral completa os dois ureteres que saem do rim seguem separados um do outro até o destino final na bexiga (ou fora dela).
Agende sua consulta
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800
Nefroclínica: (62) 3923-7329
Whatsapp: (62) 98296-7774
Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania