Ereção em crianças é um acontecimento fisiológico e normal. Ela está relacionada a estímulos como a vontade de fazer xixi, a constipação intestinal (prisão de ventre), ou toque dos pais ou cuidadores na troca da fralda ou banho ou da própria criança.
Apesar de muitos pais ficarem preocupadas com a situação é importante entender que a ereção em crianças não tem conotação sexual, já que elas ainda não têm hormônios sexuais, e portanto, não possem desejo sexual. A sexualidade só começa após a puberdade com a produção dos hormônios sexuais.
Apesar da ereção na infância ser considerada normal, se ela persistir por mais de uma hora, e for dolorosa pode ser uma condição chamada priapismo. O priapismo afeta principalmente meninos entre 5 a 10 anos de idade e tem como causas principais doenças como anemia falciformes, leucemia, traumas na região e idiopática. É considerado uma urgência urológica, já que episódios frequentes podem causar a fibrose e ter como consequência futura a disfunção erétil.
Diagnosticar o priapismo em poucas horas e dar início ao tratamento imediatamente pode evitar complicações.
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.