Balanopostite consiste na inflamação da glande (cabeça do pênis) e do prepúcio, que é o tecido que recobre a glande, e acomete meninos de todas as idades. Pode provocar sintomas bastante desconfortáveis, entre elas coceiras e lesões na pele do pênis, inchaço, vermelhidão, ardência ao urinar associada ou não à eliminação de secreção purulenta e dificuldade de expor a glande. Em quadros mais graves pode haver febre e sinais infecciosos sistêmicos.
Geralmente a maioria dos casos de balanopostite em crianças tem origem irritativa (não infecciosa), porém pode também ser causada por bactérias, vírus e fungos.
A higiene inadequada do pênis muitas vezes realizada pela própria criança aumenta a possibilidade de infecções bacterianas que causam a doença. Outro fator predisponente para o surgimento da balanopostite é a presença de fimose que ao dificultar ou impossibilitar a retração do prepúcio e exposição da glande, dificulta a higienização adequada do pênis. Contato com substâncias irritantes presentes em produtos de higiene como sabonetes e xampu, e em pomadas, medicamentos ou através do contato direto com tecidos também podem causar a balanopostite.
O diagnóstico é essencialmente clínico e o tratamento será indicado de acordo com o fator causador, sendo geralmente realizado com o uso de antimicóticos tópicos ou orais, antibióticos e corticoides. Antibióticos sistêmicos são indicados em casos com manifestações intensas ou repercussão no estado geral. Caso o menino tenha fimose e os episódios de balanopostite são recorrentes é indicado a realização da postectomia.
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.