Criptorquidia ou testículos não descidos, é uma anomalia na qual ocorre ausência de um ou dos dois testículos na bolsa testicular (saco escrotal). Isso ocorre quando um ou os dois testículos não conseguem completar o caminho até a bolsa escrotal, permanecendo em algum lugar do trajeto normal de descida ou, em alguns casos, tendo desaparecido durante a sua formação.
As causas da anomalia ainda não foram totalmente esclarecidas. A incidência é de 4% em crianças nascidas a termo e sobe para 45% em crianças prematuras. Até o sexto mês de vida pode ocorrer a descida espontânea do testículo. Caso não ocorra até este período é necessário tratamento cirúrgico, para evitar futuras complicações.
O posicionamento dos testículos fora da bolsa escrotal pode prejudicar a capacidade de produzir espermatozoides em quantidade e qualidade suficientes afetando a fertilidade futura. Isso devido a múltiplos fatores relacionados às células responsáveis pela produção de espermatozoides e testosterona, dentro dos testículos.
Outro fator importante é o aumento do risco de câncer de testículo que pode ser de 2 a 5 vezes maior nas crianças com criptorquidia.
Se seu filho tem criptorquidia procure o uropediatra para avaliação e evite complicações.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629