Fimose é uma condição em que ocorre a dificuldade de retrair o prepúcio, permitindo assim a exposição completa da glande (pele que recobre a cabeça do pênis). Isso pode resultar em dificuldades na passagem de urina, especialmente em crianças.
A fimose pode causar retenção urinária em crianças devido a várias razões:
Estenose meatal: consiste em uma diminuição da abertura da uretra, muitas vezes associada à fimose. Isso pode dificultar a passagem da urina e resultar em retenção urinária.
Inflamação e infecção: a dificuldade em expor a glande devido à fimose pode acarretar acúmulo de secreções sob o prepúcio, resultando em inflamação e infecção. Isso pode causar dor e inchaço, dificultando a micção e levando à retenção urinária.
Retenção de urina: a retenção urinária crônica causada pela fimose pode levar a uma dilatação da bexiga e disfunção do músculo vesical, tornando a micção ainda mais complicada.
Os sintomas da retenção urinária associada à fimose podem variar, mas geralmente incluem:
- Dor e desconforto ao urinar;
- Micção interrompida;
- Inchaço e vermelhidão;
- Choro durante a micção devido à dor e desconforto.
Nestes casos o tratamento irá depender da gravidade dos sintomas e da idade da criança e pode incluir tratamento medidas de higiene, medicamentos e cirurgia de postectomia.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629