Testículo não descido é uma das malformações congênitas comuns em recém-nascidos do sexo masculino e tem como característica a localização de um ou ambos os testículos fora da bolsa escrotal.
Quando o testículo não está localizado no escroto pode ocorrer algumas complicações. Isso por que o escroto por ter a temperatura mais baixa que a temperatura corporal fornece o ambiente ideal para que os testículos se desenvolvam e funcionem normalmente.
Conheça as principais complicações do testículo não descido:
Problemas de fertilidade
Os meninos com testículo não descido podem ter baixa quantidade de espermatozoides, esperma de baixa qualidade aumentando o risco de infertilidade no futuro.
Câncer de testículo
Meninos nascidos com testículos não descidos apresentar maior risco de desenvolver o câncer testicular. Este risco é maior quando ambos os testículos são afetados.
Torção testicular
Meninos com testículo não descido aumentam em 10 vezes o risco de terem torção testicular. É uma complicação que deve ser tratada imediatamente para não resultar na perda definitiva do testículo.
Trauma
O testículo não descido localizado na virilha, pode sofrer danos devido a compressão contra o osso púbico.
Hérnia inguinal
Cerca de 90% dos meninos com testículo não descido apresenta persistência do conduto peritônio-vaginal, sendo que em uma parte pode ter de forma associada sintomas de hérnia inguinal.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629