Uropediatria Goiânia – Fimose e tratamento clínico

A abordagem terapêutica a ser adotada varia conforme o tipo de fimose e a ocorrência de eventuais complicações. Fimose é a denominação para a dificuldade ou impossibilidade de expor a glande ao retrair o prepúcio, classificando-se em:

Primária (ou fisiológica): acomete a maioria do meninos recém-nascidos e resolve espontaneamente em mais de 90% nos primeiros 5 anos de vida.

Secundária (ou patológica): surge após algum processo patológico ou iatrogênico causando o estreitamento do prepúcio com formação de um anel fibroso esbranquiçado, que não permite sua distensão.

Para a fimose primária sem complicações pode ser indicado o tratamento clínico com creme ou pomada de corticoide tópico, duas vezes ao dia, por 4 a 8 semanas.

As principais opções de corticoide tópico são: dipropionato de betametasona 0,05% creme, valerato de betametasona 0,1 a 0,2% creme ou pomada, mometasona 0,05 a 0,1% pomada, triamcinolona 0,01 a 0,5% creme ou pomada, clobetasol 0,05% creme, dexametasona 0,1% creme, fluticasona 0,05% creme, hidrocortisona 0,2% pomada ou creme. Não existem evidências quanto a superioridade de um corticoide sobre o outro.

Dr. Marcelo de Oliveira Rosa

Whatsapp (62) 98296-7774