A fimose é caracterizada pela incapacidade de retrair o prepúcio para expor a cabeça do pênis. Quase todos os meninos nascem com fimose, é totalmente natural. De acordo com estudos, cerca de 97% dos meninos nascem com esse problema, mas essa proporção diminui para aproximadamente 10% aos 3 anos de idade e para 1 a 3% na adolescência. A condição pode acarretar dificuldades na higienização da glande, aumentando o risco de infecções locais e urinárias em crianças.
Quase todos os recém nascidos do sexo masculino apresentam algum grau de fimose, que vai desaparecendo com o desenvolvimento da criança. Caso a fimose não regrida sozinha é indicada a correção cirúrgica. Essa indicação deve ser feita por um uropediatra.
Nas situações em que a pele do prepúcio é muito estreita, com presença de tecido cicatricial, ou em que ocorrem inflamações recorrentes e infecções urinárias. Nestes casos, o tratamento inicial geralmente envolve o uso de pomadas contendo corticoides, como a betametasona a 0,1%, que costuma resolver cerca de 80% dos casos. Se a condição persistir, a cirurgia pode ser necessária.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Whatsapp (62) 98296-7774
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.
Agende sua consulta