A fimose ocorre quando a abertura do prepúcio (pele que cobre a ponta do pênis) é estreita demais para ser retraída sobre a glande. A fimose primária é uma condição fisiológica comum em recém-nascidos e, em muitos casos, costuma regredir naturalmente até os 3 anos de idade.
A fimose também pode ser secundária quando é causada por higiene inadequada da glande, o que pode levar a infecções e inflamações que resultam no estreitamento do prepúcio. Além disso, traumas locais, como a retração forçada do prepúcio antes do tempo, também podem causar cicatrizes e fibroses, contribuindo para a condição.
Sintomas comuns de fimose:
- Abaulamento do prepúcio durante a micção;
- Incapacidade de retrair o prepúcio completamente até os 3 anos (algumas crianças podem levar mais tempo).
- Infecção urinária
Tratamento para fimose:
Tratamento medicamentosos com a aplicação de um creme esteroide no prepúcio, geralmente de duas a três vezes ao dia, por cerca de um mês, para afrouxar o anel aderente.
Pode ser recomendada a postectomia, procedimento cirúrgico para retirada do prepúcio, caso o quadro de fimose persista na infância.
Parafimose
A parafimose ocorre quando o prepúcio é retraído para trás da glande e não consegue retornar à posição normal. Isso pode aprisionar o pênis e prejudicar a circulação sanguínea, resultando em consequências graves.
Sintomas comuns de parafimose:
- Inchaço na ponta do pênis quando o prepúcio é retraído;
- Dor intensa;
- Dificuldade em mover o prepúcio sobre a ponta do pênis;
- Descoloração da ponta do pênis, apresentando uma cor vermelho-escura ou azulada.
Tratamento para parafimose:
Lubrificação do prepúcio e da glande, seguida de pressão suave para reposicionar o prepúcio. Em casos persistentes, pode ser necessária uma pequena incisão para aliviar a tensão.
Quando os métodos anteriores não são eficazes é indicada a postectomia de emergência, procedimento cirúrgico para retirada do prepúcio.
Ambas as condições, fimose e parafimose, requerem acompanhamento com uropediatra para evitar complicações e garantir o tratamento mais apropriado para cada caso.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629