O esmegma é uma secreção esbranquiçada composta por células mortas, microrganismos, outros componentes e oleosidade natural da pele que se acumula no pênis.
Para evitar o excesso de esmegma é preciso limpar completamente o órgão retraindo o prepúcio (pele que recobre a glande), e também higienizar em volta da glande com água e sabonete. Todo menino desde da infância deve ser ensinado a fazer a higienização corretamente do pênis toda vez que tomar banho.
Em casos de fimose, condição que costuma ser muito frequente em bebês, ocorre a incapacidade de retrair o prepúcio, ou seja, não se conseguem puxar a pele que recobre a glande dificultando a higiene e facilitando o acúmulo de esmegma.
A falta de hábitos regulares de higiene do pênis pode levar ao acúmulo de uma do esmegma que em ambiente propício pode levar à multiplicação de micro-organismos causando inflamação/infecção. Essa inflamação/infecção é classificada de acordo com a localização: balanite (na glande), postite (no prepúcio) e balanopostite (na glande e no prepúcio). O quadro clínico apresenta coceira, dor, calor e irritação dessas estruturas. Também pode estar presentes sintomas como descamação da pele e da mucosa, pus e cheiro desagradável.
Nas crianças com fimose, é indicado o tratamento cirúrgico, postectomia ou circuncisão, para a retirada do prepúcio, como melhor opção para um tratamento definitivo.
O acúmulo de esmegma aumenta a incidência de quadros de balanite, postite ou balanopostite, mas principalmente predispõe o aparecimento de câncer de pênis que tem a falta adequada de higiene íntima o principal fator de risco.
Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania,