DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Importância do diagnóstico da hidronefrose em recém-nascidos

A hidronefrose é uma afecção comum na criança em que ocorre o acúmulo de urina no rim, uni ou bilateralmente, podendo vir acompanhada de dilatação dos ureteres e bexiga. A maioria dos casos de hidronefrose é congênita sendo denominada hidronefrose fetal que está presente em 1 a 5% de todas as gestações. O diagnóstico da hidronefrose fetal na gestação é possível através da ultrassonografia obstétrica. A maioria das hidronefroses fetais são transitórias e 60 a 70% irão se resolver espontaneamente até após o nascimento.

 

Normalmente na hidronefrose, a urina ao sair dos rins apresenta pouca pressão. Se houver obstrução do fluxo urinário, a urina reflui para trás do ponto de bloqueio, finalmente atingindo os pequenos tubos do rim e para a pelve renal, dilatando o rim e aumentando a pressão sobre suas estruturas internas. A pressão elevada devido à obstrução pode acabar por lesionar o rim e resultar na perda da função renal e cicatrizes renais além de infecção urinária.

 

A hidronefrose fetal que persiste após o nascimento tem como principais causas: a estenose de junção ureteropélvica, refluxo vesicoureteral, estenose da junção ureterovesical, duplicações pieloureterais, associado ou não a ureterocele,megaureter e válvula de uretra posterior. A hidronefrose também pode ser adquirida e pode ter como causa à ureterolitíase, traumas, tumores e até fimose kayaba I. Nesses casos a hidronefrose é diagnosticada devido a presença de sintomas como a dor abdominal crônica recorrente em crianças maiores.

 

O primeiro exame complementar que deve ser feito em todo recém-nascido com hidronefrose fetal é a ultrassonografia das vias urinárias, para confirmar e classificar o grau de hidronefrose. De acordo com a ultrassonografia será decidido a necessidade de estender a propedêutica ou manter conduta expectante. Alguns casos vão necessitar de tratamento cirúrgico precoce para prevenir o sofrimento renal ou da criança.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (2 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa