A estenose de junção ureteropiélica (JUP) é uma condição urológica onde ocorre um estreitamento em um ou ambos os ureteres na região de transição entre a pelve renal e o ureter. Esse estreitamento afeta o local onde a urina é drenada dos rins e enviada à bexiga, podendo causar obstrução e acúmulo de urina nos rins, levando à hidronefrose (inchaço dos rins) e outras complicações.
As principais causas da estenose de JUP em crianças incluem fatores genéticos e malformações durante o desenvolvimento fetal. É essencial que a estenose de JUP seja identificada no pré-natal para possibilitar um tratamento precoce.
O diagnóstico da estenose de JUP geralmente ocorre durante o pré-natal, especialmente em gestantes que realizam o acompanhamento adequado, com pelo menos sete consultas e exames de imagem. A condição pode ser detectada a partir da 20ª semana de gestação e deve ser confirmada com novos exames após o nascimento.
O diagnóstico pode ser realizado através da ultrassonografia, que ajuda a detectar a presença de hidronefrose e outras complicações. Outros exames de imagem e funcionais como a uretrocistografia miccional e retrógrada, a urografia excretora (menos comum atualmente) e as cintilografias renais são utilizados para avaliar a permeabilidade das vias excretoras e o grau de funcionamento dos rins.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629