Devido a origem embriológica do trato urinário, podem ocorrer malformações simples e frequentes e outras complexas e raras.
A realização rotineira de ultrassons gestacionais contribui para o diagnóstico de malformações pré-natal, em especial as do trato urinário e sistema nervoso central. A recomendação é o que o primeiro ultrassom para rastreio de anomalias do sistema urinário seja realizado entre a 15ª e a 18ª semana gestacional e um segundo ultrassom entre 28ª a 30ª semana gestacional.
Vamos citar as malformações mais frequentes do trato urinário:
- Agenesia renal bilateral;
- Rim único;
- Ectopias renais / Rim “em ferradura”/ Rim “em bolo”;
- Estenose da junção ureteropiélica (JUP);
- Estenose da junção ureterovesical (JUV);
- Duplicidade ureteral;
- Ureteroceles;
- Ureteres ectópicos;
- Válvula de uretra posterior;
- Displasia renal multicística.
Agenesia renal bilateral
Considerada a malformação mais grave do trato urinário, em que não ocorre o desenvolvimento dos rins. A origem é desconhecida, mas acredita-se que seja multifatorial.
O diagnóstico desta malformação se faz através de ultrassom a partir da 14 semana de gestação, quando é constado baixíssima produção de líquido amniótico, não visualização de ambos os rins e bexiga sem urina dentro.
A agenesia renal bilateral está associada a má formação em outros sistemas como cardiovascular, musculoesquelético e nervoso central. Esta doença é incompatível com a vida.
Rim único
É quando um dos rins não é formado durante a gestação. Mãe diabética e de raça negra apresentam maior probabilidade de terem filhos acometidos com rim único.
Crianças com um rim apenas necessitam de um acompanhamento com um uropediatra para investigar possíveis anormalidades de outros órgãos e tecidos e garantir uma boa função renal.
Existem malformações em que o rim é formado em local inadequado. São elas:
Ectopias renais
Após a formação dos rins, estes não migraram para o local adequado. As ectopias mais comuns ocorrem quando os dois rins se localizam do mesmo lado (ectopia renal cruzada) ou permanecem na região pélvica.
Rim “em ferradura”
Rins normalmente localizados na região pélvica e unidos pelos polos inferiores.
Rim “em bolo”
Ocorre quando as células que formam o rim se unem em um único rim na região pélvica com dois sistemas coletores (por onde sai a urina para ir para a bexiga).
O mal posicionamento renal pode provocar Refluxo vesico-ureteral e alterações cardiovasculares, esqueléticas, gastrointestinais e ginecológicas.
Estenose da junção ureteropiélica (JUP)
A estenose da junção ureteropiélica, conhecida como estenose de JUP, ocorre devido a um estreitamento do ureter, tubo responsável por permitir a passagem da urina em direção à bexiga.
Esse estreitamento, dificulta ou não permite que a urina produzida no rim não chegue na bexiga. Os estreitamentos nesta região provocam quadros de hidronefrose, que são dilatações do sistema coletor do rim e que ao longo do tempo tem potencial para causar dano renal permanentemente.
Duplicidade ureteral
Nessa malformação, dois ureteres que são tubos que transportam a urina do rim para a bexiga estão conectados em cada rim. Esta duplicidade pode ocorrer em apenas um dos rins ou em ambos os rins, podendo ser completa ou incompleta.
A duplicidade incompleta não tem repercussão clínica, sendo considerada uma variação da normalidade. Porém, pode ocorrer obstrução do trato urinário em alguns casos sendo necessário a avaliação de um uropediatra.
Pode ser necessário o acompanhamento da duplicidade completa quando provocar refluxo vesico-ureteral ou obstruções do trato urinário. é apenas uma variação da normalidade.
Ureteroceles
É uma anomalia congênita que causa inchaço limitado ao final do ureter (tubo que transporta urina do rim até a bexiga). Geralmente não causa sintomatologia, porém pode levar a obstrução do fluxo urinário devendo ser corrigida.
Displasia renal multicística
É uma anomalia é formada por múltiplos cistos de vários tamanhos com perda da organização estrutural do rim. Desta forma, o rim displásico multicístico não tem função.
Geralmente a anomalia ocorre em apenas um dos rins, quando ocorre bilateralmente é incompatível com a vida.
Crianças com malformação genitourinária devem ser acompanhadas por um uropediatra.
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.
Nefroclínica
Contato:(62) 3923-7329
Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.
Whatsapp: (62) 98296-7774