DestaqueGoiâniaGoiásHidronefrose GoiâniaHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de doenças urologicas em crianças GoianiaTratamento de fimose GoianiaTratamento Fimose GoiâniaTratamento infecção urinária em criançasTratamento infecção urinária infantil goianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Uropediatra Goiânia – Classificação de Bosniak para cistos renais

Cistos renais são lesões renais de aspecto cístico geralmente assintomáticos e descobertos durante exames de ultrassonografia e tomografia, muitas vezes solicitados por outros motivos.
Tais cistos renais foram classificados baseados em seu aspecto nas imagens obtidas com tomografia computadorizada com uso de meio de contraste intravenoso, desta forma é possível estimar a probabilidade de malignidade do cisto e determinar a conduta terapêutica a ser tomada. Esta classificação foi gradativamente sendo utilizada por especialistas no diagnóstico por imagem e urologistas e é atualmente referência para descrição de lesões císticas renais.

A classificação de Bosniak divide os cistos renais em 5 categorias:

Cisto Bosniak I: também chamados de “cisto simples”, possuem aspecto de bolha e contém líquido em seu interior. podem ser m múltiplos e ocorrem em ambos os rins. Podem ser múltiplos e ocorrerem em ambos os rins. Podem ser pequenos e até de grandes volumes. Geralmente são assintomáticos e não requerem acompanhamento. São lesões benignas, sem risco de evoluírem para câncer.

Cistos Bosniak II: a partir desta classificação temos os cistos renais complexos. Eles apresentam alterações discretas como áreas de calcificação, áreas de fibrose e/ou contornos irregulares. Na maioria das vezes são benignos, porém, é necessário o acompanhamento.
Quanto maior a classificação, aumenta-se o risco de malignidade dos cistos e ou risco de tratamento cirúrgico.

Cistos Bosniak IIF: são tipos de cistos que apresentam alterações mais evidentes que os cistos Bosniak II. A sigla “F” vem do termo em inglês (follow-up), que significa “seguimento”. Portanto, são lesões que devem ser acompanhadas periodicamente por meio de exames de imagem e a conduta determinada de acordo com o comportamento do cisto. Nesta categoria se enquadra as lesões difíceis de serem classificadas em II ou III.

Cistos Bosniak III e IV: são os cistos complexos que têm um risco significativo de malignidade, ou seja, evoluírem para câncer. Cerca de 85% dos Cistos Bosniak IV são cânceres. Estes tipos de cistos são tratados com cirurgia.

Apesar da maioria dos cistos serem assintomáticos, eles devem ser sempre avaliados por um urologista.

 

 

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Uropediatra em Goiânia

CRM-GO: 6839  RQE: 3524/3629

 

 

Clínica do Cálculo

Contato:(62) 4008-7800

Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.

 

 

Nefroclínica

Contato:(62) 3923-7329

Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.

Whatsapp: (62) 98296-7774

Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania

5/5 - (10 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa