DestaqueGoiâniaGoiásHidronefrose GoiâniaHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de doenças urologicas em crianças GoianiaTratamento de fimose GoianiaTratamento Fimose GoiâniaTratamento infecção urinária infantil goianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Uropediatra Goiânia – Como ocorre a transmissão de HPV em crianças?

HPV ou Papiloma vírus humano tem como manifestação clínica mais frequente em crianças a presença de verrugas geralmente assintomáticas, sendo descoberto casualmente durante troca de fraldas, banhos ou pelo pediatra durante o exame físico.

 

A contaminação da criança pelo HPV pode ocorrer de diversas formas:

 

Transmissão vertical: transmissão direta da mãe para o recém-nascido durante o parto, podendo se estender até o período perinatal. Geralmente crianças com menos de 3 anos de idade com a presença de lesões sugerem este tipo de transmissão.

 

Heteroinoculação: contaminação através de fômites (objetos de uso pessoal como toalhas, sabonete, roupas íntimas, etc.) ou transmissão por contato não sexual com o cuidador, durante banho ou troca de fraldas.

 

Autoinoculação: transmissão através do próprio indivíduo contaminado ao coçar, ao tocar outras regiões do seu corpo.

 

Abuso sexual: deve ser suspeitado em casos de crianças maiores. Em caso de suspeita de abuso, se faz necessário entrevistas com os cuidadores e com a criança (caso haja idade suficiente para participar), e também exame clínico e laboratorial para avaliação dos sinais de abuso sexual e outras infecções sexualmente transmissíveis. Caso seja detectado algum achado sugestivo de abuso sexual, deve-se reportar aos serviços de proteção à criança ou autoridades legais.

 

O local mais comum do aparecimento das lesões em crianças é a região perianal, que pode se estender até o canal anal. Nas meninas, pode-se encontrar lesões periuretrais, himenais e em fúrcula vaginal se apresentando de forma irregular ou como múltiplas pequenas pápulas, que se estendem até grandes e pequenos lábios.

 

O diagnóstico das lesões de HPV é essencialmente clínico. Em casos que persistem dúvidas pode ser realizado exame histopatológico ou à reação em cadeia da polimerase (PCR) para identificação do vírus.

 

Atualmente existem vacinas contra o HPV para meninos e meninas a partir dos 9 anos. A mais utilizada é uma vacina tetravalente que protege contra alguns subtipos que são os principais causadores de verrugas genitais, e os outros que  são altamente oncogênicos, ou seja, apresentam maior predisposição das lesões gerarem câncer de colo de útero.

 

 

 

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Uropediatra em Goiânia

CRM-GO: 6839  RQE: 3524/3629

 

 

Clínica do Cálculo

Contato:(62) 4008-7800

Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.

 

 

Nefroclínica

Contato:(62) 3923-7329

Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.

Whatsapp: (62) 98296-7774

Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania

5/5 - (10 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa