balanopostite criança Goiâniabalanopostite infantil GoiâniaCriptoquirdia GoiâniaDestaqueGoiâniaGoiásHidronefrose GoiâniaHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de doenças urologicas em crianças GoianiaTratamento de fimose GoianiaTratamento Fimose GoiâniaTratamento infecção urinária infantil goianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Uropediatra Goiânia – Secreção vaginal na infância é normal?

A secreção vaginal normal encontrada na vagina tem como característica pequena quantidade, aspecto claro e odor característico. O desequilíbrio entre os microorganismos presentes na flora vaginal causa a vulvovaginite que está entre as afecções ginecológicas mais comum na infância.

 

Existem diversas diferenças anatômicas e hormonais entre a genitália da mulher e da criança. Nesta faixa etária a vagina é mais curta e próxima ao ânus, portanto, mais exposta à contaminação. Além disso a genitália da criança está mais desprotegida por não ter os coxins gordurosos da raiz da coxa e nos grandes lábios e não ter pelos. Como ainda não há produção de hormônios, torna o meio vaginal menos ácido o que aumenta a predisposição a infecções. Outro fator importante é a higiene inadequada, comum nessa faixa etária que também contribui para o aparecimento das vulvovaginites.

 

Cerca de 70 % dos casos de vulvovaginites são consideradas inespecíficas, quando não se identifica um agente etiológico causador. Entre os sintomas característicos temos a coceira, queimação e vermelhidão vulvar. Geralmente estão associadas à contaminação fecal. Neste tipo de vulvovaginite a recomendação de tratamento seria melhorar a higiene local, usar roupas íntimas de algodão e evitar roupas apertadas e de material sintético. Em alguns casos é necessário colher amostra da secreção vaginal para exames.

 

Entre as vulvovaginites especificas, temos a candidíase causada pelo fungo Candida Albicans. Geralmente este fungo não causa vulvovaginite nas meninas pré-puberes, sendo sua maior incidência em meninas acima dos dez anos, devido a maior acidez do meio vaginal causada pelo estrogênio. Nas crianças menores a candidíase está relacionada diabetes mellitus, uso de fraldas e uso de antibióticos. Se destacam como sintomas corrimento genital branco, grumoso, com prurido intenso, vermelhidão vulvar e queimação ao urinar.

 

A infecção pelo Enterobius vermicularis (oxiurus) ocorre pela transmissão direta (oral-fecal). É muito frequente em crianças e está associada à higiene genital inadequada. Entre os sintomas mais comuns podemos destacar coceira anal, lesões perianais e a vulvovaginite.
A Chlamydia trachomatis é geralmente assintomática e quando encontrada em crianças com menos de três anos pode estar associada a transmissão durante o parto por mães infectadas pela bactéria. A presença da bactéria em crianças maiores merece investigação por ser sugestiva de abuso sexual.

 

Outra bactéria que também está relacionada a suspeita de abuso sexual é a Neisseria gonorrhoea, mas que também pode ser transmitida pela mãe. Como sintomas comuns temos, o corrimento purulento intenso que geralmente está associado a edema dos lábios vulvares.

 

Trichomonas vaginalis é um dos principais causadores de ISTs, sendo também transmitida através do contato sexual. Corrimento esverdeado com odor ativo e associado a coceira, ardência e vermelhidão são os principais sinais. Outro microrganismo que também pode ser transmitida através do contato sexual é Gardnerella vaginalis que causa sintomas como corrimento branco acinzentado com bolhas.

 

Toda vez que for identificada alguma bactéria de transmissão sexual deve-se identificar indicadores na história clínica e colher amostras da secreção vaginal para exames de cultura e bacterioscopia.

 

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Uropediatra em Goiânia

CRM-GO: 6839  RQE: 3524/3629

 

 

Clínica do Cálculo

Contato:(62) 4008-7800

Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.

 

 

Nefroclínica

Contato:(62) 3923-7329

Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.

Whatsapp: (62) 98296-7774

Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania

5/5 - (10 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa