Criptoquirdia GoiâniaDestaqueGoiâniaGoiásHidronefrose GoiâniaHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de fimose GoianiaTratamento Fimose GoiâniaTratamento infecção urinária infantil goianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia – Como higienizar adequadamente o pênis da criança?

A higienização do pênis deve ser cuidadosamente realizada diariamente. Isso por que a maioria dos meninos ao nascer têm a glande (cabeça do pênis) parcialmente ou totalmente coberta pela pele, dificultando a sua higienização. Lave apenas as partes visíveis do pênis do bebê na hora do banho. Jamais tente retrair o prepúcio, isso por que somente após os 3 anos de idade que ele estará completamente descolado da glande (cabeça do pênis).

A partir dos 4 ou 5 anos de idade, momento em que o prepúcio estiver completamente descolado, deve-se retraí-lo afim de expor a glande, lavar adequadamente com sabão neutro e reposicioná-lo de volta para que ele não fique presa. Jamais force a retração do prepúcio, apenas aplique uma leve pressão.

Ao fazer a limpeza pode-se notar uma substância esbranquiçada que é chamada de esmegma composta por células mortas e excesso de gordura. Essa secreção natural do pênis é um ambiente ideal para a proliferação de fungos, vírus e bactérias e causarem infecções.

Depois de concluir a limpeza da glande, deve-se enxaguá-la com água corrente morna para remover todo o acúmulo de sabão. Antes de trazer o prepúcio de volta para a posição original, deve-se secar a glande de preferência com uma toalha limpa e seca através de leves batidinhas em vez de esfregá-la para evitar a irritação. É muito importante não deixar a pele retraída, pois pode causar dor e danos em potencial devido à diminuição circulatória.

Os pais ou responsáveis devem ensinar a criança a fazer a higienização assim que ela conseguir tomar banho sozinha, mas sempre recomenda-se supervisionar se ela limpou adequadamente. Outro cuidado importante, é ensinar a criança a higienizar sempre as mãos antes e depois de ir ao banheiro, já que, eles manipulam diretamente o pênis.

Se até os 5 anos a pele do pênis não se expor naturalmente, consulte um uropediatra que irá avaliar se é necessário realizar a cirurgia de fimose (quando o prepúcio, pele que cobre o pênis, é muito estreito não permitindo a exposição da glande).

 

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Uropediatra em Goiânia

CRM-GO: 6839  RQE: 3524/3629

 

 

Clínica do Cálculo

Contato:(62) 4008-7800

Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.

 

 

Nefroclínica

Contato:(62) 3923-7329

Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.

Whatsapp: (62) 98296-7774

Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania

5/5 - (10 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa