Se em alguma situação o saco escrotal do seu filho está aparentemente “vazio” é possível que esteja lidando com um quadro de testículo retrátil. Essa condição ocorre quando o testículo está presente, porém se desloca para a região inguinal ou abdominal em determinadas circunstâncias.
O testículo retrátil se caracteriza quando um testículo está completamente descido, mas em algumas situações específicas como clima frio, medo, entre outras, ele se move para uma posição acima do saco escrotal. Isso acontece devido a uma contração exacerbada do músculo chamado de cremaster que envolve o testículo.
Geralmente o quadro não causa dor ou complicações. Na maioria dos casos não necessita de tratamento, mas deve ser acompanhado regularmente pelo uropediatra, haja vista que à medida que os meninos crescem, alguns destes testículos retráteis podem ascender para uma posição supra escrotal e necessitarem de tratamento cirúrgico. Quadros com dor testicular e com associação com hérnia inguinal geralmente devem ser resolvidos com cirurgia. Crianças que não fazem o acompanhamento com uropediatra apresentam maior risco de sofrer torção testicular, hérnia inguinal e problemas de fertilidade. Por isso caso suspeite que seu filho tenha testículos retráteis, procure o uropediatra.
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.
Nefroclínica
Contato:(62) 3923-7329
Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.
Whatsapp: (62) 98296-7774
Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania