DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Hematúria em crianças: quais as principais causas?

Hematúria é quando existe a presença de sangue na urina. É considerada macroscópica quando o sangue pode ser visível a olho nu e microscópica quando as hemácias são detectadas somente pelo exame de urina.

 

Na hematúria macroscópica a cor da urina pode ter variados tons como o rosa, o marrom escuro (cor de coca cola ou de chá mate) até o vermelho (água de carne), dependendo da quantidade de sangue presente.

 

A hematúria em crianças é frequente e merece atenção médica já que pode estar relacionada a várias doenças. A hematúria tem causas diferentes dependendo da faixa etária. Nos recém-nascidos, a hematúria está relacionada às anomalias congênitas do rim e do trato urinário (uropatias obstrutivas, doença renal policística, trombose de veia renal, entre outras). Nas crianças entre 1 e 5 anos, as causas mais comuns são as infecções do trato urinário, uropatias obstrutivas, síndrome hemolítico urêmica, traumas, glomerulopatias e excesso de cálcio na urina (hipercalciúria), entre outros. Nas demais com idade entre 6 e 18 anos, as principais causas são infecções do trato urinário, traumas, hipercalciúria, cálculos renais (urolitíase), glomerulopatias e nefrite intersticial, entre outros.

 

Entre as causas de hematúria macroscópica em crianças são comuns a infecção urinária e as vulvovaginites (irritação da vulva, que é a parte externa do órgão genital feminino).

 

Além do exame físico para o diagnóstico da hematúria é recomendado fazer a microscopia urinária em laboratório a partir da coleta de uma amostra de urina. Normalmente, são solicitados outros exames para identificar a causa da hematúria, entre eles ultrassonografia dos rins e vias urinárias, hemograma, avaliação da função renal, avaliação de distúrbios metabólicos (incluindo investigação de excesso de cálcio na urina) e exames imunológicos.

 

O tratamento da hematúria é bastante variado, por que o que deve ser tratada é a doença que está provocando o excesso de glóbulos vermelhos do sangue na urina. Em alguns casos de hematúria transitória, não é necessário tratamento, já que o problema desaparece sozinho.

 

Em casos de hematúria em crianças procure o uropediatra para o diagnóstico e tratamento.

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (1 vote)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa