DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Abscesso renal na infância

Os abscessos renais apesar de serem uma patologia grave, são incomuns, especialmente em idade pediátrica. A clínica na infância é inespecífica, podendo envolver dor abdominal ou lombar, febre e calafrios, mal-estar geral, massa abdominal palpável (se abscesso volumoso), anorexia e perda de peso, o que leva ao atraso no diagnóstico.

Crianças imunodeprimidas, com diabetes mellitus ou com presença de patologia urológica como litíase renal ou refluxo vesico-ureteral possuem maior risco de desenvolver um abscesso renal.

Os agentes responsáveis por este tipo de infecção variam conforme o mecanismo fisiopatológico implicado. Os abscessos originados como complicação de pielonefrite aguda, são provocados em 90% pela bactéria gram-negativa Escherichia coli que habita normalmente os intestinos. Ela penetra no organismo pela uretra, alcança a bexiga, sobe pelos ureteres e se instala em um ou nos dois rins.

O abscesso também pode ser causado por uma infecção por bactérias gram-positivas, sendo a mais frequente, o Staphylococcus aureus. Proveniente de focos infecciosos em outros órgãos, essa bactéria pode disseminar-se na corrente sanguínea e infectar os rins.

O tratamento dos abscessos renais é realizado por meio da administração de antibióticos de largo espetro por via endovenosa durante três a quatro semanas, associada ou não a drenagem percutânea ou cirúrgica, que irá depender do tamanho e da evolução clínica. Geralmente os abscessos pequenos (menores do que 3 a 5 cm) e com boa resposta terapêutica podem ser tratados unicamente com antibioticoterapia.

5/5 - (1 vote)