DestaqueGoiâniaGoiásImprensaNotíciasUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Rabdomiossarcoma na infância

O rabdomiossarcoma é um câncer que se desenvolve a partir de músculos esqueléticos. No embrião, a musculatura esquelética se forma na sétima semana, quando se formam os rabdomioblastos, que vão dar origem aos músculos. Essas células podem se tornar malignas e dar origem ao câncer chamado rabdomiossarcoma. Por ser um câncer de origem embrionária, ele é mais comum em crianças e adolescentes, sendo 85% dos rabdomiossarcomas acometem estas faixas etárias.

 

Os rabdomiossarcomas geralmente aparecem na cabeça e no pescoço (de 30% a 40%), podem se localizar próximo do olho, no interior da boca ou perto da espinha. Em seguida, vêm os rabdomiossarcomas dos aparelhos urinário e reprodutor (20% a 25%), que podem afetar a bexiga, próstata ou qualquer dos órgãos femininos.

 

Existem dois tipos principais de rabdomiossarcoma infantil:

 

Rabdomiossarcoma Embrionário

 

É o tipo mais comum de rabdomiossarcoma, geralmente afeta bebês e crianças menores. O rabdomiossarcoma embrionário pode se desenvolver na região da cabeça e pescoço, bexiga, vagina, próstata e testículos ou em seu redor. As variantes rabdomiossarcoma botrioide e o rabdomiossarcoma de células fusiformes, tendem a ter um prognóstico melhor que a forma mais comum da doença.

 

Rabdomiossarcoma Alveolar

 

O rabdomiossarcoma alveolar normalmente é mais comum em crianças maiores ou adolescentes e atinge com mais frequência os grandes músculos do tórax, braços e pernas. As células do rabdomiossarcoma alveolar se assemelham às de fetos de 10 semanas.

O tratamento dos rabdomiossarcomas é feito, em geral, com cirurgia e quimioterapia.

 

 

Agende sua consulta

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

5/5 - (2 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa