Uropediatria Goiânia – O que é Siromelia?

Sirenomelia é conhecida síndrome de sereia ou simpodia é uma malformação congênita letal e extremamente rara em que ocorre a substituição dos membros inferiores, normalmente pareados por um único membro mediano, conferindo a aparência de uma sereia.

A prevalência estimada é de menos de 1 para 100 mil nascimentos. Geralmente ocorre na terceira semana de vida intrauterina e associa-se a anomalias gênito-urinárias, entre elas a agenesia renal, de ureteres e da bexiga, ânus imperfurado e ausência da genitália externa, malformações graves que levam à morte no período perinatal. Aproximadamente, metade dos casos estão associados a outros defeitos congênitos divergentes ao defeito básico da sirenomelia, como o do tubo neural e os cardíacos e anomalias do trato gastrointestinal superior.

A causa da sirenomelia é desconhecida. Pesquisadores acreditam que fatores ambientais e genéticos podem estar relacionados com o desenvolvimento da doença. Ainda não ficou comprovado a existência de alguma relação hereditária ou genética, mas estudiosos referem uma possível base genética que explique o fenótipo de sirenomelia em modelos experimentais, apresentando a deficiência da enzima Cyp26a1. Quando se trata de fatores ambientais, acredita-se que pode estar associada a ingestão de doses exageradas de vitamina A, antes da quarta semana de gestação. Além disso, a exposição materna a sulfamidas, chumbo, cádmio, hipertermia, radiações e cocaína durante o primeiro trimestre de gestação, também podem contribuir para a sirenomelia.

Nefroclínica

Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.

Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania

5/5 - (10 votes)