Hipertrofia de glândulas de Fordyce

Também chamados grânulos de Fordyce, são glândulas sebáceas aumentadas que não causam dor e não necessitam de tratamento. Tem como característica o aparecimento de pequenas bolinhas amarelas ou esbranquiçadas, com de 1 a 3 mm, que podem apresentar-se de forma isolada ou agrupados, e surgir na região dos lábios ou dos genitais.

Ocorrem devido a alterações hormonais e também são mais frequentes em pessoas com a pele oleosa. São frequentes em adolescente, fase em que ocorre grande produção hormonal e também a pele tende a ser mais oleosa.

Na região genital masculina, é comum o aparecimento de grânulos de Fordyce no corpo do pênis, glande, prepúcio ou testículos, podendo também ter uma cor avermelhada. Essas lesões não são transmissíveis, já que não existe relação de seu surgimento com infecção por vírus, bactérias ou fungos. No entanto, o aparecimento de bolinhas no pênis deve ser avaliado pelo urologista, já que os grânulos de Fordyce podem ser semelhantes a outras condições, como pequenas colônias de Candida albicans, lipomas, manchas de Koplik, verrugas virais, lesões papulosas mucosas da Síndrome de Cowden, líquen plano ou leucoplasia.

Nefroclínica

Endereço: Rua C-1145, N° 2041, Jardim América, Goiânia, Go.