A duplicidade ureteral em crianças é uma condição congênita frequente do aparelho urinário e muitas vezes descoberta de forma incidental. A condição consiste em dois ureteres provenientes de um único rim para levar a urina até a bexiga. A duplicidade ureteral por ser completa e incompleta. Na duplicidade ureteral incompleta os ureteres se unem em algum ponto entre o rim e a bexiga, e apenas um ureter se conecta à bexiga. A maioria dos casos de duplicidade ureteral incompleta não causa nenhum problema e não requer tratamento.
A duplicidade ureteral completa ocorre quando os ureteres saem dos rins e não se encontram em nenhum ponto antes de atingir a bexiga. O tratamento é necessário quando estão associados sintomas como infecções urinárias de repetição, dilatações do ureter e/ou piélicas, incontinência urinária e dor lombar. A forma de tratamento deve ser individualizada e determinada de acordo com diversos fatores como grau de funcionamento da unidade superior do rim, presença de refluxo vesicoureteral, ureterocele, ureter ectópico, entre outros. O tratamento deve ser individualizado.
Para saber o tratamento mais adequado para cada caso é necessária, é fundamental realizar acompanhamento com o uropediatra.
Dr. Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Whatsapp (62) 98296-7774
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.
Agende sua consulta