Criptoquirdia GoiâniaDestaqueGoiâniaGoiásHidronefrose GoiâniaHipospadia GoianiaImprensaNotíciasTratamento de doenças urologicas em crianças GoianiaTratamento de fimose GoianiaTratamento Fimose GoiâniaTratamento infecção urinária infantil goianiaUropediatra GoiâniaUropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia – Você conhece as principais causas de infecção hospitalar?

Infecção hospital é o dano sofrido devido a uma causa infecciosa adquirida pelo paciente após sua admissão em hospital. A manifestação da infecção hospitalar pode ocorrer durante a internação ou após a alta, desde que relacionado à internação ou a procedimentos hospitalares.

 

Os fatores básicos que podem contribuir para o desenvolvimento da infecção hospitalar incluem: a permanência prolongada no hospital; a internação por doenças complexas ou a realização de múltiplas cirurgias; o descumprimento das rotinas de higiene pelos profissionais do hospital; a resistência aos antibióticos devido pelo uso exagerado e que pode levar ao surgimento de superbactérias.

 

Os tipos mais comuns de infecções causadas no ambiente hospitalar são as infecções do trato urinário, infecção em feridas, pneumonia (infecção pulmonar) e infecções da corrente sanguínea.

 

Infecções respiratórias – Pneumonia

 

A pneumonia adquirida nos hospitais e centro de saúde costuma ser mais comum em pessoas que estão acamadas, usam ventilação mecânica ou que apresentam dificuldades da deglutição, pelo risco de aspiração de alimentos ou da saliva.

 

Infecção urinária

 

Dentre as infecções hospitalares, a infecção urinária é uma das mais comuns e tem como principal fator de risco o uso de sonda ao longo do período de internação. Outros fatores que também contribuem para a infecção urinária incluem, o uso de imunossupressores, uso desnecessário de antimicrobianos, período de internação prolongado e a colonização por microrganismos do próprio ambiente hospitalar.

 

A infecção urinária mais frequente afeta a uretra e a bexiga, causando cistite, prostatite e uretrite. A infecção urinária pode atingir os rins devido a disseminação do patógeno através da circulação sanguínea, causando a pielonefrite. Os principais sintomas são: dor ou ardência ao urinar, dor abdominal, presença de sangue na urina e febre.

 

Infecção de pele

 

Os pacientes hospitalizados ficam mais susceptíveis às infecções de pele devido aos acessos venosos para medicação ou exames, cicatrizes de cirurgia ou biópsia, ou a formação de escaras de decúbito. A infecção de pele tem a presença de vermelhidão e inchaço na região, dor e calor, pode haver secreção purulenta e odor.

 

Infecção do sangue

 

A infecção da corrente sanguínea, denominada de bacteremia pode evoluir e causar a septicemia, uma resposta inflamatória sistêmica acentuada diante de uma infecção.

 

A septicemia é uma infecção grave, que se não tratada com urgência pode rapidamente causar falência dos órgãos e risco de morte. As infecções urinárias e renais estão entre as infecções que podem levar a septicemia. Os sintomas mais comuns da septicemia incluem, febre, calafrios, queda da pressão, batimentos cardíacos fracos e sonolência.

 

Qualquer paciente pode desenvolver infecção hospitalar, entretanto os que apresentam comprometimento da imunidade têm maior risco, como:

-Recém-nascidos, principalmente os prematuros e recém-nascidos a termo com problemas sérios de saúde.

-Pessoas com imunidade comprometida, devida a doenças como AIDS, pós-transplantados ou em uso de medicamentos imunossupressores;

-Diabetes mellitus descompensada;

-Pessoas acamadas ou com alteração da consciência, pois o risco de aspiração aumenta;

-Doenças vasculares, com o comprometimento da circulação, que prejudica a oxigenação e cicatrização dos tecidos;

-Pacientes que usam sondas urinárias, cateter venoso, ventilação por aparelhos;

-Pacientes que irão realizar cirurgias.

 

 

Dr Marcelo de Oliveira Rosa

Clínica do Cálculo: (62) 4008-7800

Nefroclínica: (62) 3923-7329

Whatsapp: (62) 98296-7774

Uropediatria Goiânia, Uropediatra Goiânia, Tratamento de fimose goiania, Criptoquirdia Goiânia, Tratamento infecção urinária em crianças, Hidronefrose Goiânia, hipospadia goiania, Tratamento infecção urinária infantil goiania, Urologista Goiânia, Tratamento de doenças urologicas em crianças Goiania

5/5 - (10 votes)

Uropediatria Goiânia

Uropediatria Goiânia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
error: Content is protected !!
Whatsapp
Agende sua consulta com o Dr Marcelo
Agende sua consulta com o Dr Marcelo de Oliveira Rosa