A Urodinâmica é um exame complementar para o diagnóstico de doenças urinárias. Geralmente o exame é dividido em 4 partes (Urofluxometria, Cistometria, Estudo Miccional e Eletromiografia), embora em vários casos não seja necessário a realização de todas.
O exame inicia-se com a Urofluxometria, que consiste na avaliação do fluxo urinário e é realizado sem qualquer sonda uretral. A criança é orientada a urinar em um recipiente.
Na segunda parte, chamada de cistometria, a criança será colocada em uma maca e serão introduzidas uma sonda na uretra e outra no reto. Será avaliado o resíduo pós-miccional que é a quantidade de urina que ficou na bexiga após a micção.
O exame continua com a avaliação da pressão do músculo da bexiga (músculo detrusor) durante o enchimento da bexiga. Nesta fase é possível avaliar a capacidade da bexiga de conter urina no seu interior. Desta forma, serão coletadas informações pertinentes sobre a quantidade de urina que cai na bexiga, se ocorre contração involuntária da bexiga e há escape de urina.
O estudo miccional avalia a pressão no momento de esvaziamento da bexiga. Outra fase é a eletromiografia que avalia a função muscular.
É importante que o ambiente seja muito confortável, de preferência com brinquedos ou objetos lúdicos, além de uma equipe preparada para acolher a criança.
Dr Marcelo de Oliveira Rosa
Uropediatra em Goiânia
CRM-GO: 6839 RQE: 3524/3629
Clínica do Cálculo
Contato:(62) 4008-7800
Endereço: Alameda das Rosas, N° 2175, St. Oeste, Goiânia, Go.